Puramente pessoal...

Desabafos, pensamentos, idéias, pulgas e mais um pouco desta cabeça que não me deixa em paz.

Curioso?
Maíra
Atriz, diretora, oficineira, educadora, cantora... Pessoa.

sexta-feira, outubro 30, 2009

Rugas e respeito...

Dou uma oficina pra jovens em situação de exclusão social.
Porque falar disto aqui? Porque não falar, tenho falado em todos os lugares a que vou...
Eles tem, em média, de 14 a 18 anos. É tão engraçado...
Me chamam de "dona" ou "sora". Parece que me respeitam. Me pergunto: como? Além da posição natural hierárquica, eu realmente fiz alguma coisa pra merecer este respeito?
Temos conhecimentos diferentes. Temos realidades diferentes. Quase falamos línguas diferentes. O que faz alguém te respeitar?
Não sou tão mais velha que eles, mas tenho me sentido de vez em quando. Quando vejo que estão cantando, em versão pagode, uma música que era rock ou baladinha, na minha época. Ou quando as referências que eu tenho já não significam pra eles. Essa é uma das minhas rugas...


Outra ruga é o fato de um gatinho pedir pra sair comigo, me dando o telefone dele, e não pedindo o meu... Fico sem saber o que fazer.
Como a gente faz pra aceitar o convite e ainda ser respeitada.
Dentro das novas perspectivas femininas, ainda é preciso ser "durona" pra manter a dignidade.
Me disseram que eu sou "faca na bota", ou seja, tenho respostas afiadas e não dou tanto espaço quanto parece. Acho que é necessário ser assim, no fim das contas. Se não, ninguém te respeita.
Mas não é tão divertido. Gosto do jogo, do "gato e rato", mas gosto de chamar para um filme, sem mais valor do que querer a companhia de alguém específico.


E quando me pego pedindo conselhos à irmã mais nova, definitivamente minhas rugas aparecem...